segunda-feira, 1 de abril de 2013

Análise do CD "Raridade" do Anderson Freire

Anderson Freire, se consagrou como um dos melhores compositores da atualidade, suas músicas sempre caem no gosto popular, simplesmente pela qualidade nas letras, criatividade e unção que é o mais importante.
Após o lançamento do CD "Identidade" que foi premiado com disco de ouro e platina, Anderson Freire revelou que além de compor ele tem talento de sobra para cantar, sendo hoje um grande representante das vozes masculina.

O CD "Raridade" tem gerado grandes expectativas desde de o momento que a MK Music divulgou que o cantor já tinha fechado o repertório para esse novo álbum e já estava preparando para colocar a voz em estúdio. De meados de Agosto até hoje não se fala em outro coisa que não seja relacionado com este lançamento!

Analisando o CD como um todo posso adiantar que o CD atendeu as expectativas, o cantor deu um curto espaço para o estilo Pentecostal/Pop Pentecostal. O restante do CD possui ainda várias características do CD "Indentidade" por ser um álbum mais intimista, nada que tirasse o brilho deste novo trabalho, na minha opinião o cantor podia explorar mais o lado pentecostal, dá o entender que o Anderson Freire ainda não definiu o seu estilo isso se torna perceptível pela mudança de uma música para outra onde se nota que há um canção com arranjos mais fortes e bem implementados outra com arranjos mais simples, calmo, fechando o CD em um estilo mais suave. 

Vamos a análise:

A Igreja Vem - Escolhida como o primeiro Single do CD, destaque para o Back que em vários momentos parece até um coral americano, com uma voz e back potente a letra que faz referência da volta do Senhor. a produção musical ficou muita boa.

Raridade - Canção que traz o título do CD, a letra é mais intimista e relata do valor que a pessoa tem pra Deus: "Você é precioso, mais raro que o ouro puro de ofir, se você desistiu, Deus não vai desistir  Ele está aqui pra te levantar, se o mundo te fiz cair". Destaque para a leveza da música e a sonoridade que é bem gostosa de se ouvir.

Um Novo Endereço - o grande destaque do álbum que conta com a participação Ariely Bonatti que abrilhantou ainda mais a canção, o Back é muito presente em vários momentos da música deixando a música muito interessante, inovadora, criativa, um boa dica para os grupos de louvor. O destaque fica por conta do back que dividi as vozes de uma maneira incrível dando um ponto máxima na música cantando "O Rei está voltando, O Rei está voltando, a trombeta está soando o meu nome a chamar, O Rei está voltando, o Rei está voltando Aleluia Ele vem me buscar". Simplesmente perfeito!

Acalma o meu coração - Outra música suave que fala grandemente com quem anda preocupado ou para alguém que está passando por alguma dificuldade, a canção traz um conforto a alma: "Acalma o meu coração, Acalma o meu coração, O vento está soprando, mas é Te adorando que venço o mar da aflição. Acalma o meu coração, Acalma o meu coração, Só venço esse mundo se for em Tua presença, Acalma o meu coração".

Efésios 6 - A canção inicia como se soldados estivesse se comunicando por rádios comunicadores (Tipo Nextel rs). A música traz um letra forte que faz nos alerta para estarmos pronto para o combate. O back novamente dá um UP na canção, mostrando potencial e unção, destaque o momento que o Anderson Fala e o Back repete como se fosse um exército ensaiando um grito de guerra. Muito Criativo!

Deus e Seus Milagres - Em estilo pentecostal o cantor nos leva a refletir sobre os milagres que de Deus. O refrão é muito bem elaborado: "Se é milagre, tem a ver com meu Deus, E não há quem possa explicar, De uma coisa tenho certeza, Se é milagre vou adorar, Não importa a multidão que duvida, Influenciado não vou ficar, Quem duvida vai ficar confudido, é milagre, vou adorar". 

Aliança de Sangue - Um canção mais calma com a participação especial da Arianne que deu um bom destaque na música. A letra nos leva a reflexão da aliança que temos com Jesus: "O Rei da glória Teu trono não te separou de mim, Teu sangue eternizou nossa história, Nossa aliança não tem fim". 

Atitude de Cristão - Seguindo o clima calmo da música anterior. A canção traz um letra inteligente e muito interessante: "Percebi na caminhada a escuridão do cego, O silêncio de um mudo quando me afastei de Ti, Paralítico da fé foi assim que me senti, Mas entrei dentro do templo e o tesouro descobri, Não foi prata, não foi ouro que me colocou de pé, Foi ouvir a sua voz que ressuscitou minha fé, Não que eu viva do passado, mas é sempre bom lembrar Do lugar onde eu caí, pra poder me levantar". Vale a pena conferir.

Ele Chegou - Voltando para as músicas com uma pegada mais pentecostal, a letra mescla a história Jardim do Éden e do nascimento de Jesus. O back se faz presente no refrão dando um UP na música. Os arranjos são simples porém muito bem colocados.

Meu Hospital - O mais interessante neste CD são as letras muito bem escritas, também não é pra menos né? o compositor de todas as músicas é fera neste quesito  novamente o grande destaque da música é a letra: "Tão difícil aqui ser feliz, Pra cada erro há um tribunal, Ainda bem que dentro de mim, Tua presença é o meu hospital". Arranjos leves e bem gostosos de ouvir.

Uma História Contigo - Uma música suave que conta sobre a proximidade que temos que ter com Deus, e que mesmo depois do milagre acontecer o nosso desejo tem que ser de continuar andando com Deus. A letra tem uma mensagem profunda. Os arranjos são simples porém bonitos.

Força e Sabedoria - Nestas últimas músicas o cantor usou e abusou das músicas mais calmas, deixando o final do CD mais pacato, tranquilo, dependendo do ponto de vista isso pode ser negativo por falta de novidade. Agora falando desta faixa, a música começa meio lá e meio cá até ganhar força no refrão.

O Retorno do Rei (Faixa Bônus) - Essa música bem que podia fazer parte do CD físico, mas vai entender né? o destaque fica por conta do back que deu um brilho a canção e pela parte nostálgica da canção que inclui um trecho muito conhecido no meio evangélico: "Glória, Glória, Aleluia, Glória, Glória, Aleluia, Glória, Glória, Aleluia, Vencendo vem Jesus". 


Destaques: A Igreja Vem, Raridade, Novo Endereço, Efésios 6, Deus e Seus Milagres, Meu Hospital.

2 comentários:

  1. O cd ficou muito bom.... atendeu as espectativas... e tem tudo pra ser sucesso. E cair na boca dos ministerios de louvor. Oh glória!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Adorei o Cd... Não paro de ouvir... O Cd náo é enjoativo. Tem unção. Fala muito ao meu coração. Deus te abençoe Anderson Freire.

    ResponderExcluir